terça-feira, 27 de março de 2007

O mundo precisa de gente aasim

Com a estreia de Cars, o novo sucesso da dupla Disney/Pixar em cartaz nos Estados Unidos, o veterano ator Paul Newman (que representa com sua voz o `rabugento` carro Hudon Hornet, lancado em 1951) completa 81 anos e 70 filmes com uma inigualavel carreira cinematrografica.
Newman, pai judeu e mae catolica, casado com a tambem atriz
Joanne Woodward , seis filhos (um dos quais jah falecido), eh o tipo de pessoa que todo mundo gosta.
Carismatico, bonito, charmoso, ator inigualavel, causa sensacao nas mulheres (e a inveja dos homens) desde que atuou no faroeste Butch Cassidy, em 1969, embora seja mais famoso nos Estados Unidos pelo seu papel em O Presidiario (
Cool Hand Luke) dois anos antes.
Neste filme, considerado um classico do cinema, Newman come mais de 60 ovos de uma vez para protestar contra seus algozes.
A cena ficou tao famosa que ateh hoje os alunos de Princenton, uma das mais requintadas universidades americanas, celebram o Newman`s Day, onde disputam quem consegue beber 24 cervejas em 24 horas seguidas sem abrir mao das aulas (inclusive de educacao fisica).
Mas o mais interesssante desde ator, diretor, produtor, ganhador de dois Oscars e indicado para mais nove, eh o seu sucesso como homens de negocios. E por acaso.
Ha 28 anos, Newman e seu amigo A. E. Hotchner, um escritor norte-americano, decidiram parar fazer molhos de salada por conta propria, pois detestavam os fabricados ateh entao.
O molho ficou tao famoso que os vizinhos comecaram a pedir. Pediram tanto que os socios decidiram vende-lo para os restaurantes de Westport, Connecticut, na Costa Leste, onde moram ateh hoje.
Desafiando todas as leis dos negocios, e principalmente do marketing, a iniciativa deu tao certo que Paul, quatro anos depois, fundou a Newman’s Own, hoje uma das maiores empresas de alimentos dos Estados Unidos, e outra, a Newsman`s Own Organics, com sua filha Nell, ja em 1993.
A historia passaria desapercebida nos escaninhos do capitalismo norte-americano caso a Newman’s Own nao se tornasse uma potencia, destinando todo o seu lucro para o fundador, o que nao deixa de fazer sentido.
Mas o legal eh que Newman, depois de pagar os impostos, doa todo este dinheiro (ate semana passada, mais de US$ 200 milhoes) a causas filantropicas ou de caridade que bem entender, embora seu foco seja criancas com serios problemas de saude, especialmente cancer, e em estado terminal.
Os produtos da Newsman’s Own estao praticamente em qualquer supermercado americano. Molhos para saladas, sorvetes, salsas, pipocas, limonadas. Eh dificil resistir aa tentacao de comprar.
Por que? Porque alem de do charme da embalagem, voce sabe que, comprando o produto, nao esta fazendo Paul Newman (ou sua familia) mais rico, e sim ajudando milhares de criancas criancas carentes com cancer em estado terminal. Ha causa mais nobre?
O que chama atencao eh que, ao inves de logomarcas brilhantes e coloridas, aparece apenas uma tosca imagem desenhada de Paul Newman (afinal, para que serve o sucesso?) de chapeu, no velho estilo Butch Cassidy que o tornou uma celebridade.
Colocar um rosto bonito numa embalagem, como se ve, nao eh o bastante para estourar as vendas. Vejam o caso de Frank Sinatra (com espaguetes), ou, na versao nacional, a ex-rainha Xuxa (proibida nos Estados Unidos pelo forte apexo sexual) e sua irritante parafernalia para criancas.
Quem tem dinheiro o bastante para nao pensar mais nele, como todos os nomes acima, nao precisa acumular mais.
Vejam o exemplo de Bill Gates, que por `sugestao` da revista The Economist (segundo a propria revista gosta de dizer) vai doar toda a sua fortuna ateh o final de sua vida.
Numa recente palestra na Universidade da California, Newman disse que nao se ve como um filantropista. `Eu vejo estes US$ 200 milhoes mais como um investimento na comunidade`.
Se voce precisa do dinheiro de Paul Newman para ajudar criancas carentes no Brasil, e se sua organizacao estiver dentro das leis norte-americanas de incentivo fiscal, escreva para
Office of Paul Newman – Dep. ORG
Colonial Green 246
Post Road East Westport
O688O – Connecticut – USA

Nenhum comentário: